Mistério


Há muito tempo que o Francisco ouvia falar na existência de um misterioso enigma, o que o deixava sempre muito curioso. Desde tempos remotos, os seus antepassados, em especial o seu bisavô Norberto, falavam-lhe de um tesouro escondido algures, no lugar do Paço, em Resende.
O Chico, petit nom pelo qual era conhecido o Francisco, sempre sonhou encontrar, um dia, o tal tesouro que, durante vários anos da sua juventude, alimentou as suas fantasias. Quando fez 15 anos, decidiu tentar a sorte. Falou com o Ruben, que vive em S.Martinho e, no dia entretanto combinado, encontraram-se nos jardins da casa da Soenga. Ao verem uma janela aberta, decidiram entrar.
- Não vive aqui ninguém? – perguntou o Chico.
Após alguma hesitação, e com receio de que o amigo não quisesse lá entrar se lhe revelasse que ali residia uma caseira, o Rúben respondeu: - Não… Lá dentro há uma biblioteca onde existem centenas de livros que contêm lendas e mitos, e talvez lá possamos encontrar algo.
Entrou primeiro o Ruben, que já conhecia a casa, e logo atrás, agora mais afoito, o Chico que, assim que os seus olhos se habituaram à escuridão, exclamou:
- Isto parece um beco sem saída! Tens a certeza que devemos lá ir?
- Não há nada a temer. Segue-me que eu sei o caminho.
- Ok, vamos lá, então. – e entraram na enorme biblioteca, com inúmeras estantes repletas de livros antigos.
Entretanto, em S.Cipriano, o Rui telefonou ao Rúben para perguntar qual era o trabalho de casa de português, mas este respondeu-lhe que estava ocupado a procurar pistas de um possível tesouro e lembrou-se que talvez o Rui o pudesse ajudar a encontrá-lo.
À pergunta do deste sobre onde estava localizado o tesouro, o Rúben respondeu que, segundo constava, estaria algures no lugar do Paço, em Resende.
O Rui lembrou-se que poderia ir à casa da Torre, também conhecida por casa de Ramires, em S. Cipriano, onde poderia ver se encontrava algum documento ou livro que fizesse referência ao tal tesouro.


(continua)
Posted on 5/05/2009 04:59:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário