Visita a Cárquere e S. Cipriano



Os alunos da turma C do 8º ano da escola ES/3 D. Egas Moniz, no âmbito do programa Resende terra de Eça de Queirós e de Egas Moniz, promovido pelo museu municipal visitaram, no passado dia 21 de Março de 2009, as exposições permanentes e temporárias daquele museu, o mosteiro de Santa Maria de Cárquere e os jardins da Casa da Torre da Lagariça, em São Cipriano.
Num dia inteiro dedicado a esta actividade – a qual constava do plano de actividades da turma – os alunos visitaram, da parte da manhã, o museu municipal de Resende onde, para além de serem amavelmente recebidos por parte da Dra. Carla Vicente, tiveram oportunidade de conhecer as exposições etnográficas permanentes, a novíssima sala dedicada ao notável engenheiro resendense Edgar Cardoso, autor de inúmeras obras, algumas de elevado arrojo e a exposição temporária dedicada aos padrões pombalinos que assinalavam, nos tempos do Marquês de Pombal, a mais antiga região demarcada do mundo.
No final da visita, os alunos agradeceram a simpatia e a amabilidade e, na companhia dos professores Susana, de Físico-Química, e do Director de Turma, mas já sem a presença da professora de Ciências Naturais – Maria de Deus -, foram almoçar todos juntos num restaurante local.
Às catorze horas, e agora com a companhia da professora Modesta, de Educação Visual, deram início à segunda parte do programa que consistia em visitar o mosteiro de Cárquere e conhecer a história do aio de D. Afonso Henriques que ali terá conseguido a milagrosa cura para um problema que afectava as pernas do seu amo. Terminada a visita, os alunos dirigiram-se para a freguesia de S. Cipriano onde visitaram os jardins – uma vez que os donos não estavam presentes – da célebre Casa da Torre, citada na obra «A ilustre casa de Ramires», de Eça de Queirós.
Tratou-se, de facto, de um dia de múltiplas aprendizagens e de reforço de laços de solidariedade, de camaradagem e do sentido de responsabilidade para além de, seguramente, se ter contribuído para o enriquecimento cultural de todos.

Posted on 4/07/2009 11:02:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário