MUITO PREOCUPANTE

Cientistas espanhóis testemunham efeitos do aquecimento global
Enorme placa de gelo desprende-se na Antárctica
17.02.2009 - 21h29 PÚBLICO
Um bloco de gelo com cerca de 14 mil metros quadrados desprendeu-se da plataforma de Wilkins, na Antárctida, revelaram cientistas espanhóis que se encontram na região a estudar os efeitos do aquecimento global.

Segundo a edição online do diário "El Mundo", os investigadores referem que o bloco, com duas vezes o tamanho do País Basco, está a fender e um quarto da superfície total já colapsou, dando origem a enormes icebergs, agora à deriva no mar de Belinghausen, a oeste da península Antárctica.

Em declarações ao PÚBLICO por email, Carlos Duarte cientista a bordo do navio de expedição oceanográfica “Hespérides”, explicou que a campanha espanhola testemunhou também durante as últimas três semanas um recuo de 500 quilómetros na camada de gelo que cobre o mar naquele sector do Antárctida.

O cientista espanhol explica que, depois do degelo sem precedentes registado no ano passado, o actual Verão austral “está a ser muito quente” e a dar lugar a preocupantes desprendimentos. “Estamos a viver estes acontecimentos na primeira pessoa e não podemos ficar impávidos perante o que estamos a ver. As alterações climáticas são um problema sério, que parece estará a acelerar e em relação ao qual temos de actuar sem demora”.
Posted on 2/18/2009 12:14:00 da manhã by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário