Declaração Universal dos Direitos Humanos




O dia 10 de Dezembro de 2008 ficou marcado pela comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Criada há 60 anos, a DUDH surgiu como consequência das atrocidades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial com o objectivo de despertar consciências e evitar que o mesmo possa voltar a acontecer. Nesse sentido, os estados membros da ONU subscreveram uma Declaração que afirmava que «Direitos Humanos são os direitos que uma pessoa tem simplesmente pelo facto de ele ou ela serem humanos».
Nos 30 artigos que constituem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estão contemplados os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de cada cidadão.
Todos os anos, várias escolas comemoram esta data realizando diversas actividades com o objectivo de fazerem com que os alunos compreendam diversos direitos aí inscritos e para que possam valorizar cada um deles.
Este ano, culminando uma semana iniciada no dia 3 de Dezembro dedicada aos direitos humanos (em particular os direitos dos deficientes e das crianças), os alunos da turma C do 8º ano da Escola ES/3 D. Egas Moniz, em Resende, decidiram uma performance no primeiro intervalo do dia para alertar precisamente para a importância da data. Assim, para além de terem produzido , em tamanho grande, o logótipo da Amnistia Internacional, quiseram «iluminar» as consciências, acendendo pauzinhos de aniversário enquanto se ouvia, em fundo, a música «IMAGINE», de John Lenon.


Texto realizado com a colaboração das alunas Ana Almeida, Andreia Pinto, Catarina Caetano e Marlene Pereira do 9º C




Posted on 12/10/2008 09:40:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário