Visita de estudo dos alunos do 10º D de Termalismo à Santa Casa da Misericórdia de Resende



Esta vista de estudo realizou-se no dia 15 de Janeiro de 2009 em. Os alunos participantes foram os alunos do 10 D, acompanhados pela professora Célia Sequeira, responsável pela disciplina em de Saúde e Termalismo.

O objectivo era visitar o Lar de idosos de Resende e conviver temporariamente com eles.

A parte que eu gostei mais da visita foi ouvir uma melodia cantada por um idoso e o que menos me agradou foi ver os idosos acamados, porque muitos deles estão absolutamente limitados, uns porque não falavam, outros porque não andavam, não comiam, etc.

O século XXI será certamente o século dos idosos, ao menos no mundo ocidental. O envelhecimento da população é um fenómeno observado na maioria dos países, e com grande acuidade em Portugal. Este processo interessa a todos, em primeiro lugar aos já idosos, mas a todos que vêm atrás, mesmo as crianças, que amanhã serão também velhos. Do modo que a sociedade trata hoje os gerontes (idosos) pode aferir-se os seus valores e prever os valores de amanhã. Os mais novos devem compreender e respeitar os gerontes proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida, a nível pessoal e grupal.

À medida que avança o relógio biológico produzem-se múltiplas alterações. Estas ocorrem a nível físico, psicológico, social e cultural. A capacidade funcional ao longo da vida vai reduzindo; na terceira idade é importante manter a dependência e prevenir a incapacidade. Para a concretização destes objectivos os idosos de Resende dispõe de um espaço devidamente apetrechado onde poderão tranquilamente passara última etapa das suas vidas. As instalações da Santa Casa são orgulho para muitos cidadãos contribuindo para a sua felicidade e bem-estar. Muitas são as causas que motiva, os idosos a se dirigirem a esta entidade de acolhimento. Normalmente, procuram o Lar porque as famílias já não têm disponibilidade para tomar conta deles, e muitos deles recusam se a estar com o filhos porque não lhes querem estar a estragar a sua vida nível económico, e também a nível de descanso. Outro dos grandes motivos é que muitos deles já tão muito doentes e os familiares não têm condições em casa para os medicar regularmente, e outros problemas que podem surgir de um momento para outro. Muitas pessoas preocupam-se com o futuro dos seus filhos, o que é de valorizar, no entanto, descuram o futuro dos seus país. Estes acabam por ficar sós. No lar a solidão desaparece.

O Lar de idosos faz diversos tipos de actividades, para ocupar os tempos livres , tais como as festas de natal, de carnaval ou a festa da nossa Sr. do Carmo, que se realiza em Julho. O Lar de idosos tem diariamente uma enfermeira, e também um médico que nem sempre pode lá estar, mas a enfermeira está 24 horas por dia em contacto com o médico. No Lar de idosos existem 22 acamados e os restantes ainda circulam pelos os seus pés, excepto 2 ou 3 que andam em cadeiras de rodas- No total, o Lar tem 54 idosos.

Muitos idosos vão para lá porque as suas famílias não têm condições de os manter, quer porque têm os seus próprios empregos quer porque não os querem quer porque não têm condições, a nível médico, para os conseguir acompanhar ao nível das doenças que os afectam. Muitos dos idosos têm de ser vistos de 15 em 15 dias ou de 8 em 8 dias ou até todos os dias, por causa de doenças crónicas que têm, tais como diabetes, hipertensão arterial, etc.

O Lar de idosos também dispõe de uma animadora para ajudar, com actividades lúdicas, a passar melhores momentos.

Realizado por Cláudio, nº1 turma D 10º ano
Posted on 1/29/2009 10:46:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Jornal disponível para descarregar


Já está disponível a versão em formato PDF do número 23 do jornal escolar Dom Egas correspondente à versão que foi distribuída em Dezembro de 2008. Todos aqueles que não tiveram possibilidade de o ler poderão fazê-lo AQUI ou imprimi-lo para ler posteriormente. Poderão, igualmente, divulgá-lo junto de familiares e amigos.
BOAS LEITURAS
Posted on 1/24/2009 10:34:00 da manhã by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Adiamento do Corta-Mato Municipal

Vários imponderáveis têm obrigado a sucessivos adiamentos do Corta-Mato Municipal que, no entanto, terá lugar no próximo dia 4 de Fevereiro se não surgir novo impedimento. Pelo facto, agradece-se a compreensão de todos e, novamente, apelamos à participação da comunidade.
Informamos, igualmente, que decorrerá no próximo dia 18 de Fevereiro o Corta-Mato Interescolas do Douro Sul.
Posted on 1/22/2009 11:46:00 da manhã by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

CORTA-MATO MUNICIPAL

Realiza-se, no próximo dia 21 de Janeiro, o Corta-Mato Municipal de Resende numa iniciativa promovida pela autarquia e escolas do Concelho.
O evento terá lugar num percurso preparado para o efeito, englobando quer o espaço escolar quer espaço envolvente da escola secundária D. Egas Moniz, nomeadamente a Quinta do Paço. Por esse motivo, o estacionamento em frente à escola estará condicionado durante o período de decurso da prova.
Posted on 1/15/2009 12:50:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »