Auto da Barca do Inferno

No âmbito do estudo da obra vicentina Auto da Barca do Inferno, o nosso aluno Pedro Felgueiras, da turma C do 9º ano de escolaridade, decidiu contribuir para a sua compreensão através da realização de dois desenhos muito interessantes e que ilustram a relevância das duas principais personagens: o Anjo e o Diabo, juízes de várias personagens assaz pecadoras. Aqui os deixamos para que possam apreciar a sua técnica.

    

Posted on 12/22/2008 12:27:00 da manhã by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Declaração Universal dos Direitos Humanos




O dia 10 de Dezembro de 2008 ficou marcado pela comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Criada há 60 anos, a DUDH surgiu como consequência das atrocidades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial com o objectivo de despertar consciências e evitar que o mesmo possa voltar a acontecer. Nesse sentido, os estados membros da ONU subscreveram uma Declaração que afirmava que «Direitos Humanos são os direitos que uma pessoa tem simplesmente pelo facto de ele ou ela serem humanos».
Nos 30 artigos que constituem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estão contemplados os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais de cada cidadão.
Todos os anos, várias escolas comemoram esta data realizando diversas actividades com o objectivo de fazerem com que os alunos compreendam diversos direitos aí inscritos e para que possam valorizar cada um deles.
Este ano, culminando uma semana iniciada no dia 3 de Dezembro dedicada aos direitos humanos (em particular os direitos dos deficientes e das crianças), os alunos da turma C do 8º ano da Escola ES/3 D. Egas Moniz, em Resende, decidiram uma performance no primeiro intervalo do dia para alertar precisamente para a importância da data. Assim, para além de terem produzido , em tamanho grande, o logótipo da Amnistia Internacional, quiseram «iluminar» as consciências, acendendo pauzinhos de aniversário enquanto se ouvia, em fundo, a música «IMAGINE», de John Lenon.


Texto realizado com a colaboração das alunas Ana Almeida, Andreia Pinto, Catarina Caetano e Marlene Pereira do 9º C




Posted on 12/10/2008 09:40:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Reuniões de avaliação do 1º período




19-12-08
Sábado
20-21-08

22-12-08
08.30 10.30 7A-10B-2D 9D-2C 8B-11D-12D
10.30 12.30 7B-9C-10A 7C 8C
13.30 15.30 7D-9A-9E 7E
15.30 17.30 8A-11A-12A-1A 8D
1.30 19.30 9B-2B

19.30 21.30 JANTAR

Posted on 12/06/2008 05:28:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Turmas da Escola ES/3 D. Egas Moniz e C.A.O. de Resende em interacção.


Todos os projectos nos possibilitam o crescimento pessoal, levando-nos a encarar a realidade de forma diferente. Muitas vezes nascem de uma necessidade interior da partilha, do contacto com outras pessoas.

No final do ano lectivo anterior estabeleci contacto com a Associação Portas P’ra Vida - Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente do Agrupamento de Concelhos do Vale do Douro-Sul – Centro de Actividades Ocupacionais de Resende (C.A.O. de Resende), tendo sido recebida pela técnica do C.A.O., Mónica Nobre.

Esta Associação acolhe pessoas com deficiência, procurando desenvolver actividades que promovam as suas capacidades e desenvolvam a sua autonomia.

Deste contacto nasceu a ideia de desenvolver acções de voluntariado com os meus alunos. Assim, desde o início deste ano lectivo que estou a trabalhar com as turmas do Curso Profissional de Turismo, 11ºB e 12ºB, em parceria com o C.A.O. de Resende. Uma vez por mês cada turma desloca-se a esta instituição para dinamizar uma actividade lúdico-pedagógica.

Os alunos do 11ºB levaram a música da tolerância, possibilitando momentos muito divertidos e alegres, que cantaram e dançaram com os nossos meninos especiais.

Os alunos do 12ºB realizaram uma peça de teatro chamada “O velho, o moço e o burro”, contribuindo para a criação de momentos descontraídos de grandes gargalhadas e no final houve um lanche que proporcionou um grande convívio.

O entusiasmo é evidente, a vontade de partilhar, de conviver com os utentes do C.A.O. é grande levando os alunos a questionarem-me constantemente: “Ó professora quando é que vamos, novamente, visitar os nossos meninos?”

Por seu lado, os utentes do C.A.O. de Resende também nos têm visitado: deslocaram-se à Escola no dia da Feira Agrícola, já vieram visitar as nossas exposições sobre o “Dia Internacional da Tolerância” e o “Dia do não Fumador”.

Todos somos diferentes uns dos outros! Muitas vezes rejeitamos algumas pessoas porque achamos que “não são normais”, porque têm um aspecto diferente, mas é nessas pessoas que, muitas vezes, existem seres humanos fantásticos, de grande valor e que têm muito para partilhar e para nos ensinar.

Frequentemente, preocupamo-nos porque não temos umas sapatilhas da moda, ou o telemóvel mais recente, preocupados com os bens materiais, esquecemo-nos do afecto. Para estas pessoas com deficiência um carinho, um abraço, um sorriso significa tudo. É o afecto que é importante, é a atenção, o sorriso que lhes dá esperança de viver.

Eles desenvolvem uma luta contínua e diária para serem melhores, para serem mais autónomos, procuram dar tudo por tudo para alcançarem determinado objectivo.

Vamos sorrir para a diferença, vamos despir-nos de preconceitos, vamos acarinhar quem é diferente.


A professora Carla Pimentel
Posted on 12/06/2008 04:31:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »