CORTA-MATO 2008-2009



Eis as classificações do corta-mato escolar 2008-2009:
GLÓRIA AOS VENCEDORES E HONRA AOS VENCIDOS, e parabéns a todos os participantes.


Posted on 11/29/2008 11:30:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

“Partilha da capa de São Martinho”


No âmbito da sua Actividade Integradora, as turmas F e G dos Cursos EFA- nível secundário, da Escola Secundária/3 Dom Egas Moniz de Resende, vão levar a cabo uma campanha de recolha de vestuário e calçado, intitulada “Partilha da capa de São Martinho”.
Esta actividade decorrerá entre os dias 18 de Novembro e 11 de Dezembro, findos os quais se procederá à distribuição dos bens recolhidos pelas famílias e instituições de solidariedade social mais carenciadas deste concelho.
Pede-se, pois, a toda a comunidade que queira participar que o poderá fazer dirigindo-se à Escola D. Egas Moniz, entregando o seu donativo ao funcionário que estiver à entrada.
Toda a ajuda será bem-vinda e, desde já, agradecida não só pelas equipas organizadoras mas também pelas pessoas que dela irão usufruir.
Resende, 17 de Novembro de 2008
Posted on 11/24/2008 12:34:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

No passado dia 27 de Outubro comemorou-se o “Dia da Biblioteca Escolar”. Durante toda a semana estiveram à disposição, no Polivalente, jornais, revistas, livros de banda desenhada e livros de curiosidades que foram consultados, folheados e comentados pelos alunos, professores e funcionários. Foi apresentada uma exposição com citações/observações sobre a importância do livro e da leitura. E, igualmente, foi deixado um espaço para os membros da comunidade educativa escreverem uma mensagem alusiva ao tema.
A leitura é uma condição essencial para o desenvolvimento intelectual e cultural de todos nós. Diariamente desenvolvemos uma série de actividades, no trabalho, na escola, a praticar desporto e acabamos por não dedicar tempo a ler. Ora “estou cansado”, ora “não tenho tempo”, ora “não me apetece” são algumas das desculpas que apresentamos para não desenvolvermos a actividade da leitura. É verdade ler é uma actividade que nos torna mais ricos, mais sábios e melhores pessoas!
Efectivamente, um livro é um amigo sempre pronto a ensinar! Vamos conhecer melhor este amigo e aproveitar o espaço “mágico” que é a nossa biblioteca, um universo de cultura e de saber. Vamos dar uso aos nossos livros.
Ler é aprender e aprender é viver.
Boas leituras!
Posted on 11/11/2008 11:07:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

DIA DA MÚSICA

A música é conhecida e praticada desde a pré-história. Acredita-se que a audição dos sons da natureza tenha despertado no Homem, a necessidade de uma actividade que se baseasse na organização de sons.
Há músicas que ficam no ouvido pela sonoridade e pelo conjunto de imagens a que estão ligadas. Muitas vezes, esta associação é tão forte que a música passa a ser amplamente conhecida.
No dia 1 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Música. Na nossa Escola foram recordados vários artistas que desde os anos 60 até hoje marcaram o panorama musical em Portugal.
No Polivalente decorreu uma exposição que apresentava uma breve biografia de vários músicos (selecção feita pelos alunos do Curso Profissional de Turismo). Durante os intervalos pudeste ouvir algumas das músicas mais conhecidas destes artistas.
Posted on 11/11/2008 11:06:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

CORTA-MATO ESCOLAR 2008


O Corta-Mato escolar irá decorrer no próximo dia 17 de Novembro, como podes constatar através dos cartazes já afixados na escola.

Embora a participação dos alunos do 3º ciclo seja obrigatória, apela-se à participação de todos os alunos que possam integrar os escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores. Vamos fazer desta tradicional prova desportiva uma festa do atletismo e um motivo para a promoção de hábitos de vida saudáveis.

PARTICIPA! INSCREVE-TE JÁ!

Posted on 11/05/2008 12:55:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Associação de Estudantes

Os alunos da turma D do 10º ano de escolaridade do Curso Profissional de Técnico de Termalismo estão apostados em relançar a Associação de Estudantes da Escola ES/3 D. Egas Moniz e, para isso, já contactaram o Conselho Executivo da Escola estando, neste momento, a aguardar uma decisão do órgão de gestão.
A existência de uma Associação de Estudantes reveste-se de grande importância para a representatividade dos alunos e, por isso, espera-se que a lista vencedora possa dar um contributo relevante não só para a melhoria das condições de estudo e lazer dos discentes mas também para o sucesso escolar dos mesmos.
Espera-se, igualmente, que a campanha decorra dentro da maior normalidade e com respeito mútuo entre todos os intervenientes.
Os interessados, poderão enviar sugestões para este mesmo jornal on-line, para o endereço domegasmail@gmail.com - bem como notícias ou outras informações relevantes - e todas as propostas serão, posteriormente, reencaminhadas para a lista vencedora.

Posted on 11/04/2008 12:28:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »

Visita do 10º D - Termalismo - à estância termal de Caldas de Aregos

No dia 23 de Outubro de 2008, a turma D do 10º ano do curso profissional de termalismo da escola ES/3 D. Egas Moniz- Resende, visitou a estância termal de Caldas de Aregos.

Alunos e professora reuniram-se junto ao portão da escola por volta das 11:00 horas para apanharem o mini autocarro da autarquia. Chegados às termas, iniciaram a visita que foi feita num ritmo bastante dinâmco, sem momentos de pausa .

Ao longo da visita, foi possível observar o funcionamento das banheiras de hidromassagem,o duche de massagem Vichy, as pelóides, o duche geral, a estufa de vapor integral, um sistema de irrigação nasal, a estufa de vapor dos membros, o duche escocês, a estufa de vapores de Bertholet, etc. Ficou, no final da visita, a impressão de que havia necessidade de equipar um pouco melhor o balneário no sentido de o dotar doutras valências.

Terminada a visita, por volta das 12:30, os alunos regressaram à escola ES/3 D. Egas Moniz, na companhia dos estagiários do 12º ano.

Os alunos da turma D do 10º ano - Curso Profissional de Técnico de Termalismo

Posted on 11/04/2008 12:24:00 da tarde by D.on Eg@s and filed under | 0 Comments »